domingo, 21 de novembro de 2021

Observada pela morte - Capítulo 03

 


Manhã

O jornal, na banca de jornais, trazia em sua capa a manchete: “Garçonete encontrada morta”.

Danielle acorda lentamente, ela abre seus olhos, ergue parte do corpo, ameaça retirar os cabelos diante da face, quando se assusta com um flash.

- A cena perfeita.

- O que foi isso?

- Meu próximo quadro.

- Por que você está aqui?

- Não se lembra?

Recordada do susto, Daniele se lembra da noite passada e abraça suas pernas, assustada, Vincent estende para ela uma xícara de café.

- O que está acontecendo?

- Quer descobrir?

- Ainda está divertido, para você?

- Não mais, desde ontem a noite.

Ele espera que a ruiva tome um gole do café e entrega um prato com croissants.

- Depois que a trouxe para casa, pedi para Mako agendar uma reunião com Robert.

- O Robert da agência?

- Ele organizou o evento e escalou todas vocês, uma para cada quadro, não deve ter sido coincidência o assassino ter te seguidor e você ter sido escalada para a mãe.

- Pobre Robert, deve estar arrasado.

- Então? Vem comigo?


Uma hora depois Vincent e Daniele entram em um restaurante e encontram uma mesa com Mako e Robert, a japonesa faz cara de desaprovação com a cena, já Robert desacredita.

- Senhor vincent, minhas sinceras desculpas pelo ocorrido.

- Não se desculpe, não foi culpa sua. Além disso, meus quadros devem estar mais valiosos agora, certo Mako?

- Detesto seu senso de humor.

- Sua assistente me disse que o senhor gostaria de remarcar a exposição.

- Exato, não gosto de ficar acuado, quando seria o melhor momento. Esperando que o assassinato não faça com que minha imagem se aproxime de algum aproveitador.

- Eu esperaria uns seis meses.

- Faz sentido - Vincent faz uma pausa, levando uma xícara de café aos lábios, quando encara o outro homem como um predador - Robert, posso fazer uma pergunta?

- Pois não.

- Eu fiquei curioso, fiz uma pesquisa e descobri que Rebeca foi remanejada vinte e quatro horas antes do evento acontecer, você sabe o motivo.

- O motivo está atrás de você.

- Mark olha confuso para a mesa, mas senta-se após receber o convite de seu sócio, Robert repete a pergunta, só então que Mark reconhece Daniele.

- Como pude confundir esses lindos cabelos ruivos?

- Eu estava cotada para a mãe?

- Sim, mas a remanejei. veja bem, o quadro “mãe” é muito escuro, já o local onde a coloquei era claro, tinha muitos tons de brancos, combinava melhor com seu cabelo.

- Mudou por mim?

- Não, pelo quadro, o vermelho deixava a obra mais atraente.

- Rebeca era loira.

- Sim, amarelo e preto, foi por isso.

- Eu não fui comunicado da mudança - Robert se intromete.

- Desculpe, foi só depois que olhei as garotas.

- O que é isso - Daniele aponta para o pin na lapela de Mark.

- É o símbolo de nossa agência, usamos durante o evento. Foi uma ideia minha, para promover a marca e sabermos quem é da staff.

- Nunca vi,

- É trágico, mas escolhemos a exposição do artista Vincent para inaugurarmos nossa assinatura visual.

- Estou honrado.

Todos riem de nervoso, Vincent bebe mais um gole de café e encara Robert.

- Onde está o seu?

- Em casa, o acordo era usar apenas em eventos.

- Adoro um adorno - Mark interrompe - achei tão bonito, que não resisti.

- Você é um homem visual?

- Muito, por isso fiquei tão empolgado em trabalhar com o senhor.

- Me chame de você, os dois.

Após o almoço Daniele e Vincent se despedem dos sócios, Mako se junta a eles.

- Posso falar a sós com você.

- Sei qual é o assunto, Daniele estava no viva a vós, ontem.

- Você sempre foi mórbido e tétrico, mas dessa vez exagerou.

Daniele não aguenta mais e rompe o silêncio, encarando Mako:

- Não estou transando com seu chefe, se é isso que está pensando.

- Então? - Mako cobra uma explicação de Vincent com seu olhar.

- Daniele e eu estamos tentando descobrir a identidade do assassino.

- Você enlouqueceu?

Sim - Daniele antecipa a resposta - de qualquer forma fui seguida ontem e o Vincent me deu abrigo.

- Avisaram a polícia?

- Não!

- Deviam.

- Eu farei isso Mako.

- As pesquisas que fiz, a reunião de hoje, foram por causa da investigação de vocês dois?

- Desculpe Mako.

- Inacreditável.

Daniele toma a palavra.

- Me desculpe por tudo, eu compartilho da sua opinião. Nós dois vamos a polícia, contar o que sabemos, eu prometo.

- E o que sabemos, Vincent?

- O crime está relacionado ao quadro “mãe”, vejo duas hipóteses: a) o assassino sabia que Daniele estaria no quadro mãe e se dirigiu a ela, mas ficou surpreso com a mudança e improvisou; b) o assassino quis matar Rebeca e foi direto para ela.

- Se ele queria matar a Rebeca, por que me seguiu?

- Você viu o rosto dele.

- Você viu o rosto dele?!

- Não vi!

- Você viu, só não lembra que viu.

- Peço desculpas pelo Vincent, ele fez vinte anos de análise e pensa que é psicanalista.

- Você fez vinte anos de psicanálise?

- Quinze deitado no divã.

- E está assim?

- Você não faz ideia de como ele era.

- Chega de falar de mim, Mako eu quero que você descubra todos os membros da Staff daquele dia.

- Considere feito, mas…

- Mas?

- Assim que vocês saírem eu chamo a polícia e informo do pin.

 - Mako…

I- sso não é negociável.


A noite


Robert e Mark chegam às suas casas, um sem saber do outro. Um deles é o assassino, já o outro não faz ideia.

Robert e Mark retiram seu blazer, arregaçam as mangas, colocam seus jantares no fogo. Cada um abre o seu computador: um começa a assistir uma série, enquanto espera pelo jantar ficar pronto; o outo pesquisa sobre Vincent.

O assassino abre uma pasta com fotos de mulheres ruivas. A fotografia de Daniele continua ali.

Uma réplica do quadro “mãe” enfeita a parede do quarto do assassino.

O assassino se serve de uma taça de vinho tinto, forte encorpado, o outro homem também.

Em outro lugar, Mako vira a noite pesquisando, ela descobriu facilmente a lista da staff, mas não se contentava com pouco.

Quando Vincent e Daniele chegam ao apartamento do pintor, a polícia estava alí, os dois recebem uma grande bronca e Vincent entrega o pin, cabisbaixo.

O policial ameaça prendê-lo e vai embora.

Na casa do assassino, este contempla o quadro mãe, completamente nu, um corpo trabalhado, musculoso, definido, cabelos penteados, porte de atleta.

- Você se mostrou um desafio Daniele. 

Ele caminha pela casa, indo até uma pequena área, onde dá início aos seus exercícios, ouvindo música o assassino faz barra, em sua mente os cabelos ruivos de Daniele se tornam o sangue jorrando, da cor dos olhos vermelhos.

O assassino olha-se no espelho, enxerga apenas a imagem de Vincent.

Termina na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário